O Consórcio Intermunicipal de Saúde Grão Mogol (CIS – Grão Mogol), integrado pelos municípios de Botumirim, Capitão Enéas, Cristália, Francisco Sá, Grão Mogol e Josenópolis apresentou resultados extremamente positivos neste início da nova gestão, tendo como presidente o prefeito de Grão Mogol, Hamilton Gonçalves “Cuta” e na Secretaria Executiva o advogado Danilo Oliveira, especialista em Direito Sanitário e Micropolítica em Gestão do SUS.
Conforme prestação de contas correspondente aos quatro primeiros meses de gestão, apresentada pelo secretário Executivo, os números são bem satisfatórios, considerando a peculiaridade da região e a pequena receita recebida por este consórcio. Segundo Danilo, nesses quatro primeiros meses de trabalho foram atendidos, pelo consórcio, 1.108 pacientes da região em diversas especialidades e procedimentos, dentre eles, Ressonância Magnética, Tomografia Digital, Ecocardiograma, Eletroencefalograma, Eletroneuromiografia, Endoscopia Digestiva, Teste Ergométrico, além das consultas especializadas em Cardiologia, Urologia, Neurologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Exames de Holter e Ultrassonografia, totalmente gratuitos aos usuários do Sistema Único de Saúde, custeados exclusivamente pelos Municípios integrantes do Consórcio.
Segundo o presidente Hamilton Gonçalves Nascimento, o objetivo do CIS Grão Mogol é aumentar ainda mais esse número. “Em tempos de crise é preciso ter os pés no chão, trabalhar com afinco e fazer um bom uso do dinheiro público, por isso temos trabalhado de forma intensa para garantir a melhoria do acesso à saúde dos nossos cidadãos”, afirma.
O secretário Danilo ressalta que, após um tempo de trabalho e organização do Consórcio, agora é possível colocar em prática os projetos tão sonhados para a garantia de acesso à saúde da população assistida. “Trabalhamos com austeridade, cortamos gastos desnecessários, revemos prioridades e atuamos onde o Estado e a União não mais atuam. Hoje quase 80% dos serviços de média complexidade ambulatorial da Região de Saúde de Francisco Sá ficam a cargo do nosso Consórcio”, diz.
Renovação da Frota | O Consórcio é responsável pelo gerenciamento do Serviço Estadual de Transporte Sanitário, possuindo oito ônibus que viajam diariamente para Montes Claros e Francisco Sá a fim de garantir acesso à saúde de mais de 200 pessoas diariamente. A frota faz parte de um convênio com o Estado de Minas Gerais, que desde o ano de 2013 promete renová-la, mas até o momento não houve sequer um ônibus substituído. Segundo Danilo, não faltam esforços dos prefeitos junto ao Estado para cobrança dessa renovação, entretanto, não há nenhuma previsão. “Como o Consórcio não pode parar um serviço tão essencial, desde o inicio deste ano foram tomadas medidas emergências em um plano de manutenção e renovação da frota. Foram reformados dois ônibus e os demais seguirão uma escala, tendo por objetivo a reforma de todos os veículos até o final do ano”, explica.
O presidente Hamilton Nascimento explica que todos os cuidados necessários para a segurança dos pacientes que são transportados nestes veículos são observados minuciosamente. “Desde que assumimos a Presidência do CIS, demos continuidade ao compromisso de garantir o conforto e segurança aos usuários do transporte sanitário. Foram substituídos até a presente data mais de 30 pneus, reformamos dois ônibus por completo e os cintos de segurança estão sendo todos substituídos. Além disso, fizemos um seguro de vida com cobertura para todos os usuários do transporte, bem com, o motorista e os agentes de viagem”, ressalta.
Consultório na cidade | Dentro do novo projeto de gestão do CIS Grão Mogol, inclui-se a abertura desde o mês de março de consultórios de Especialidades Médicas em mais duas cidades: Grão Mogol e Capitão Enéas. De acordo com o secretário Danilo, o projeto consiste no ideal preconizado pelo Plano de Diretrizes Regional da Saúde, no qual os pacientes devem receber atendimento humanizado e resolutivo cada vez mais perto de suas residências, evitando o custo e o desconforto de deslocamento para os grandes centros.
Para o prefeito de Capitão Enéas, Petrônio Mineiro, que também é vice-presidente do Consórcio, esse projeto trouxe vida a saúde de Capitão Enéas. “Nunca na história do nosso município foram ofertados tantos atendimentos dentro da nossa própria sede. É satisfatório ver o nosso povo sendo atendimento com tanta dedicação e humanização”, afirma.
Novas especialidades | Objetivando atender a necessidade dos municípios integrantes do CIS Grão Mogol, encontra-se em fase de licitação a contratação de profissionais para atendimento em mais duas especialidades médicas: Psiquiatria Clínica e Endocrinologia. Segundo Danilo, a partir do mês de junho serão ofertados esses novos serviços à população.